ENTRIB – Entremezes Ibéricos: Inventariação, Edição e Estudo

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LLT-LES/32366/2017)
Investigador Responsável: José Camões
Unidade de Investigação: CET – Centro de Estudos de Teatro
Duração: 10-08-2018 a 09-08-2021 (36 meses)
Financiamento: 239.835,17 euros
Resumo: Trata-se de dar a conhecer uma tipologia dramática específica o entremez – que, pelas suas características formais, temáticas e linguísticas, foi subalternizada e desprezada durante séculos pelos historiadores da literatura e do teatro, sendo, por isso, ainda hoje, amplamente desconhecida. O projecto contempla:
1) Catalogação dos entremezes ibéricos Inventário exaustivo de todos os títulos a recolher em arquivos, bibliotecas, catálogos e outros repertórios bibliográficos. Os resultados alimentarão uma base de dados.
2) Identificação e reunião dos textos. De entre a totalidade de entremezes ibéricos catalogados identificam-se os que são comuns às várias línguas, reunindo-os num corpus para estudo com vista à posterior edição na fase final do projecto. Foram identificados até agora cerca de uma dezena. O objectivo é a sua edição electrónica num modelo comprovadamente eficaz e que poderá servir de matriz a publicações em livro.
3) Edição dos textos (critérios de transcrição, fixação e notação)
Será necessário estabelecer os critérios de transcrição a adoptar. Segue-se o processamento informático da edição que inclui a etiquetagem (notas, campos temáticos tais como toponímia, onomástica, citações, etc.), a hiper-ligação da transcrição com imagens digitais dos manuscritos ou primeiras edições; a edição sinóptica que permite cotejar as diferentes versões de um mesmo texto; O projecto abre caminho à necessária reorganização do património teatral ibérico. Os seus objectivos principais são:
a) redefinição do cânone entremesil ibérico.
b) estabelecimento e preservação dos textos cuja interpretação e análise resultará em estudo e conhecimento capazes de gerar uma nova percepção da identidade cultural ibérica.
c) elaboração de um catálogo de entremezes ibéricos dos sécs. XVII e XVIII
d) promoção de novas técnicas editoriais possíveis graças a novas ferramentas informáticas.
Os resultados interessam a outras disciplinas e matérias:Linguística: o corpus permite aceder a uma vasta compilação de vocabulário utilizada pelo texto teatral que devido à sua especificidade exige circunstâncias particulares de descodificação, revelando-se de grande utilidade em estudos lexicográficos. É de ter em conta que a proximidade da língua usada no teatro com a língua falada é maior do que a dos outros textos de cariz literário. Sociologia e História das mentalidades: a especificidade deste corpus oferecem uma perspectiva sobre a história da vida quotidiana dos sécs. XVII e XVIIII sem paralelo noutros géneros literários/teatrais; Estudos artísticos (como arquitectura e outras artes visuais): o conhecimento dos contextos, não apenas da literatura mas também as actividades cénicas do maneirismo e barroco, pode auxiliar os estudos artísticos na visão geral da cultura ibérica na transição para o neo-clássico.

Investigadores



Faculdade de Letras Fundação para a Ciência e a Tecnologia

© 2023 Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da ULisboa

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020».

This website is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects «UIDB/00279/2020» and «UIDP/00279/2020».


facebook youtube

Subscreva a nossa newsletter
Subscribe
Política de privacidade