Historial

2021

ADIAMENTO (23/07) Lançamento de Biografia - Abílio de Mattos e Silva

O nono volume desta coleção é dedicado a Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), um artista cuja obra se desenvolveu ao longo de mais de cinco décadas e em artes tão diversas como a pintura, a cenografia, o figurinismo, a ilustração, o design gráfico, a tapeçaria e até a poesia, ainda inédita. Foi a faceta do cenógrafo e figurinista que se pretendeu explorar, porém, não foi fácil a Eunice Tudela de Azevedo separá-la das outras praticadas com igual regularidade e nível artístico merecedor de destaque.

FOCO NO ATOR/ATRIZ - PERFORMER: uma conversa sobre atuação e iluminação

Um ator/atriz-performer em cena. Para que o fenômeno teatral/performativo se dê, alguém deve interagir com ele/ela. Sem luz, é certo, ele não será visto. Um ator/atriz-performer em cena. Ele/ela é atravessado por tudo aquilo que o circunda. Para interagir com o que está a sua volta, é importante, porém não imprescindível, que ele/ela veja. Sem luz, ele/ela não verá. Pode-se pensar que a primeira função da luz na cena é dar a ver. Hoje em dia, ela está longe de ser a única. A luz se constituiu como linguagem e é uma das mais poderosas interferências na narrativa cênica.

PARA UMA TIMELINE A HAVER | Visitas Guiadas

Conhecer a História da Dança em Portugal passa, hoje, por pensarmos hoje num espaço global, atravessado e em relação. A dimensão histórica, social e política convocada no projecto expositivo Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal que apresentamos nos Foyers do Auditório de Serralves, integrada na 6ª Edição do Festival DDD, contribuirá seguramente para o fazermos, para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este campo.

PRÁTICAS EXPANDIDAS com Fred Moten: A Defense of Two-Dimensionality

A conferência de Fred Moten apresenta-se como tentativa de investigar aquilo a que se pode chamar um afastamento físico relativamente a certas suposições metafísicas que sustentam e minam a insurreição negra e queer.

Biografia Jorge de Faria será apresentada no Centro de Memória

No próximo domingo, dia 20, pelas 17h30, será apresentada a biografia “Jorge de Faria”, no Centro de Memória de Vila do Conde – naquela que foi a sua casa, o Solar de S. Sebastião. A biografia “Jorge de Faria” é o mais recente volume da coleção “Biografias do Teatro Português”, resultante da parceria entre a Imprensa Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e o Centro de Estudos de Teatro.

4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "STEREO & IMMERSIVE MEDIA" 

No âmbito da linha Performance and Visual Media, coordenada por Filipe Figueiredo e Claudia Madeira, a conferência “Stereo & Immersive Media” acolhe um painel específico promovido pelo projeto PERPHOTO, contando com a participação do fotógrafo inglês Manuel Vason, e os investigadores Arianna Novaga e Cosimo Chiarelli.

A Conferência decorrerá online entre os dias 11 e 19 de Junho de 2021.

Para uma Timeline a Haver: Genealogias da Dança Enquanto Prática Artística em Portugal

Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal é um exercício coletivo de sinalização de marcos relativos ao desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal nos séculos XX e XXI. Levado a cabo intermitentemente desde 2016 e assumindo o presente como lugar de enunciação, a cada edição sofre mutações que levam a uma reconfiguração física e metodológica do que é dado a ver.

ADIAMENTO PARA 11 de Junho Lançamento da 2ª Edição do livro João Garcia Miguel e a Transificação do Corpo - Edição Física

Dia 11 de Junho, de 2021, às 18h30, no Teatro Ibérico. Lançamento do livro em epígrafe que vê aqui a sua 2ª edição. Desta vez em suporte físico. Através da revisão de conceitos importados dos rituais, este livro sobre João Garcia Miguel oferece uma visão particular sobre o uso do corpo no teatro deste criador como pilar da sua obra e, sobretudo, na tríade Yerma; Los Negros e os Deuses do Norte; La Vida Es Sonho (todos com Sara Ribeiro).

PENSAR A MARIONETA: CONVERSAS COM MUITO CHÁ 

"Conversas com muito chá" é um ciclo de conversas organizadas numa parceria entre o FIMFA Lx21, o CET-FL.UL e a ESELx-IPL. Conversas com criadores e investigadores dedicadas à criação contemporânea e à tradição nas artes da marioneta. Diferentes olhares sobre a marioneta e o seu cruzamento com as outras artes, serão alguns dos assuntos debatidos. Sempre às 17h na Sala Bernardo Sassetti do Teatro Municipal São Luiz.

19 de Maio às 17h (quarta)
Os Bonecos de Santo Aleixo e o Teatro de Mamulengo

FATAL 2021

Uma festa em muito diferente, é certo, pensada exclusivamente para o ambiente digital. Este ano invertemos os papéis e é o público quem nos recebe em sua casa.

O mais importante está assegurado: a apresentação online de espetáculos de qualidade, apenas possível graças à dedicação dos grupos de Teatro Académico, que continuam a desenvolver o seu trabalho de uma forma regular, apesar das condicionantes impostas pela situação que todos vivemos.