Historial

2021

Lançamento Sinais de Cena, Série II, nº5

Desde 2016 que a Revista Sinais de Cena tem uma vida nas livrarias, publicada pela Orfeu Negro. A segunda série da publicação criada em 2004, vai agora no quinto número. A edição mais recente traz um dossiê temático “Fernando Pessoa e as Artes Performativas”, dirigido por Jerónimo Pizarro e Filipa Freitas e apresenta-se na Casa onde viveu o escritor que assinou os seus textos com vários nomes e montou, pela escrita, um “drama em gente”. 

Laboratório De Dramaturgia - 7ª Edição

O Laboratório de Dramaturgia é uma iniciativa que pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanhará a escrita de um texto de teatro.

Este projeto foi concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

ABERTURA DE CANDIDATURAS PARA BOLSEIRA/O

TEM GRAÇA | FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS

Conversas (In)seguras com André Lepecki

Movimento na pausa: coreopolícia, “expressing oneself,” e a pandemia. Uma conversa. 

HISTÓRIAS DO EXPERIMENTAL

ARQUIVOS COMUNS e INSTITUIÇÕES, ESTAS, OUTRAS

Em abril, no Teatro do Bairro Alto  o foco no arquivo, a interligação entre o estético e o político, e a contracultura dos longos anos sessenta unem os projetos Red Conceptualismos del Sur (América Latina/Espanha) e INCOMMON – performing arts in Italy 1959 to 1979 (Itália), continuando o ciclo Histórias do Experimental.

Seminário de Doutoramento com Guilherme Proença

No próximo dia 16 de Abril o convidado do Seminário de Doutoramento do Programa em Estudos de Teatro será Guilherme Proença.

CONGRESSO INTERNACIONAL ARGOS

Esta conferência internacional aborda a temática da genética teatral, um campo de estudos emergente na área das artes performativas que nos permite pensar o processo criativo como uma obra. Fundado por um consórcio de cinco universidades europeias e um teatro (Rennes 2 University (FR) (instituição coordenadora), Universidade de Antuérpia (BE), Universidade de Lille (FR), Universidade de Lisboa (PT), Universidade do Peloponeso (GR) e Théâtre National de Bretagne (FR), o projecto ARGOS dedica-se à observação e análise de processos criativos à escala europeia.

Leituras, análise e debate de monólogos sobre o tema Sexualidades e Erotismo nas Artes

Tendo o CET como instituição de acolhimento, o investigador e profissional das artes do espetáculo, Bruno Schiappa, organiza um ciclo de leituras online, via Zoom, de pequenos monólogos nos quais surjam manifestações das sexualidades e/ou do erotismo. O objetivo destas sessões é criar um espaço de discussão e análise em torno das contribuições dos textos para teatro e/ou cinema para a divulgação das várias sexualidades ou da polivalência da sexualidade humana.

FESTIVAL PERIFERIAS 2021 | Lançamento do Livro Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas

O Periferias celebra o Dia da Marioneta com Conversas Periféricas sobre a Arte das Marionetas: num primeiro momento com lançamento do livro “Marionetas e Formas Animadas – Teorias e Práticas”, dos autores Miguel Falcão e Catarina Firmo (coord.), que se apresenta como resposta ao apelo de revalorização das marionetas e formas animadas; e um segundo, em parceria com a Unima - Portugal, que convida os espectadores a participar num diálogo aberto e curioso totalmente dedicado ao tema do teatro contemporâneo de marionetas, sobre o seu potencial e perspetivas futuras.

Escola da Resistência #4

RESISTÊNCIA ARTÍSTICA OU RESISTIR ATRAVÉS DA ARTE com Vivi Tellas

Seminário online / Plataforma Zoom

Sábado, 20 de março
14h-16h / 16h45-18h30 (Portugal Continental)
11h-13h / 13h45-15h30 (Argentina)
Idioma: espanhol/inglês