Historial

2021

Na Prática: Que escola é esta?

Com Elisabete Paiva, Rui Pinha Coelho, Vânia Rovisco

Concluídas três edições da Escola de Verão: Na Prática, é chegado o momento de arrumar ideias e partilhar reflexões. Na prática tem-se procurado criar condições para a constituição de uma comunidade temporária, num espaço-tempo onde práticas e teorias se encontram, contaminam e (con)fundem. Agora, através da criação do website da escola, propomos construir um espaço de arquivo e correspondência que amplie e aprofunde o trabalho desenvolvido em cada edição.

História do Teatro de Revista em Portugal | Série documental

Está disponível na RTP Play a série documental "História do Teatro de Revista em Portugal? conta em quatro episódios a evolução do Teatro de Revista, desde a sua génese, em 1850, até aos dias de hoje. A par, estabelece-se uma relação entre a situação política e social do País e a vida em Lisboa projetadas nos espetáculos. A grande aposta da série é a recriação de vários números teatrais, sendo que os do primeiro episódio têm a particularidade de serem totalmente inéditos, uma vez que não há qualquer registo, ou nada que se pareça da sua encenação.

CFP | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A VIDA EM ESTADO DE EXCEPÇÃO: (DES)OBEDECER NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

São muitos os posicionamentos que fazem do final da Segunda Guerra Mundial - e do Holocausto em particular – um momento de cisão com a restante história da Humanidade e um momento de profundas alterações na cosmovisão universal.

ESCOLA DA RESISTÊNCIA #5

Ler A Estética da Resistência
Jornada de trabalho em torno da obra de Peter Weiss
com Fernando Matos Oliveira e Luís Trindade

10 SETEMBRO - ONLINE*
Acesso gratuito • Inscrição prévia em: 
https://bit.ly/escola-da-resistencia-5

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação | Projecto PERPHOTO

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto PERPHOTO - Dramaturgias do olhar. Cruzamentos entre fotografia e teatro no contexto português e internacional (PTDC/ART-PER/31693/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Resultado de Projectos IC&DT | Projecto ARTHE - Arquivar Teatro

Após comunicação dos resultados do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos promovido pela FCT, o CET anuncia o financiamento do Projecto ARTHE - Arquivar Teatro / Archiving Theatre.

ADIAMENTO (23/07) Lançamento de Biografia - Abílio de Mattos e Silva

O nono volume desta coleção é dedicado a Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), um artista cuja obra se desenvolveu ao longo de mais de cinco décadas e em artes tão diversas como a pintura, a cenografia, o figurinismo, a ilustração, o design gráfico, a tapeçaria e até a poesia, ainda inédita. Foi a faceta do cenógrafo e figurinista que se pretendeu explorar, porém, não foi fácil a Eunice Tudela de Azevedo separá-la das outras praticadas com igual regularidade e nível artístico merecedor de destaque.

FOCO NO ATOR/ATRIZ - PERFORMER: uma conversa sobre atuação e iluminação

Um ator/atriz-performer em cena. Para que o fenômeno teatral/performativo se dê, alguém deve interagir com ele/ela. Sem luz, é certo, ele não será visto. Um ator/atriz-performer em cena. Ele/ela é atravessado por tudo aquilo que o circunda. Para interagir com o que está a sua volta, é importante, porém não imprescindível, que ele/ela veja. Sem luz, ele/ela não verá. Pode-se pensar que a primeira função da luz na cena é dar a ver. Hoje em dia, ela está longe de ser a única. A luz se constituiu como linguagem e é uma das mais poderosas interferências na narrativa cênica.

PARA UMA TIMELINE A HAVER | Visitas Guiadas

Conhecer a História da Dança em Portugal passa, hoje, por pensarmos hoje num espaço global, atravessado e em relação. A dimensão histórica, social e política convocada no projecto expositivo Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal que apresentamos nos Foyers do Auditório de Serralves, integrada na 6ª Edição do Festival DDD, contribuirá seguramente para o fazermos, para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este campo.

PRÁTICAS EXPANDIDAS com Fred Moten: A Defense of Two-Dimensionality

A conferência de Fred Moten apresenta-se como tentativa de investigar aquilo a que se pode chamar um afastamento físico relativamente a certas suposições metafísicas que sustentam e minam a insurreição negra e queer.