Historial

2020

Encontros PERPHOTO 2020/21 - 2ª Sessão

O arquivo está presente? / Is the archive present? The Archive is Present foi o trabalho que Ana Janeiro desenvolveu na sua tese de doutoramento. Nele investigou os arquivos fotográficos de família que interpretou criticamente, utilizando para tal a fotografia de performance. Nesta apresentação aborda algumas questões tais como: de que modo podem os álbuns de família ser analisados enquanto arquivos? Que tipo de informação histórica pode estar contida nessas imagens?

Colóquio: O Fausto de Pessoa e outros

O mito de Fausto é, desde as suas primeiras manifestações literárias,  uma representação do que no desejo de conhecimento é o conhecimento dos limites e a tentativa de os superar, em que cada passo é um passo em falso deslocando o desconhecido inicial. É também a descoberta do não-saber que acompanha todo o saber (científico, tecnológico, filosófico). É ainda a representação do pensamento como jogo, no qual a vida se compromete e se joga também.

3ª EXPERIMENTAÇÃO DO PROJECTO ARGOS

A 3ª experimentação do projecto ARGOS- Olhares ampliados sobre a cena europeia contemporânea vai combinar, pela primeira vez, uma observação em presença (in loco, no Théâtre National de Bretagne- TNB) e um dispositivo virtual para acolher investigadores do projeto que terão, devido à situação pandémica, uma participação à distância.

Conversas (In)seguras com Tim Ingold

ARTE-INVESTIGAÇÃO-CONHECIMENTO

Jornada Santareno - um autor, uma obra: cruzamentos, interrogações, desafios

O Centro de Estudos de Teatro associa-se às Comemorações Nacionais do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno, organizando uma Jornada de reflexão, agendada para o dia 6 de Outubro (9h30m-18h30m), na Fábrica Braço de Prata.

José Oliveira Barata, Graça dos Santos, Maria Helena Serôdio, Jorge Palinhos, Karim Himda e Sebastiana Fadda propõem análises e cruzamentos em torno de temas, de modelos dramáticos e de aspectos da recepção da sua obra.

Colóquio Internacional Erotismo e Sexualidade(s) nas Artes

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

Lançamento da Biografia de Jorge de Faria

O décimo volume da  Coleccão de Biografias do Teatro Português é dedicado a Jorge de Faria (1888-1960), um nome de referência no universo da crítica teatral em Portugal. Entre os anos 20 e o final dos anos 50 do séc. XX, foi colaborador de vários jornais, aí publicando crónicas e críticas que revelam ser da maior importância para o conhecimento do nosso passado teatral. A sua perspetiva analítica pauta-se por uma observação metódica e uma argumentação sólida, assente numa profunda cultura, o que contribuiu para o lugar de destaque que lhe é reconhecido.

COLÓQUIO INTERNACIONAL: RELIGION AND MAGNIFICENCE - MUSIC AND CEREMONIES AT THE EUROPEAN COURTS IN 17th AND 18th CENTURIES

Entre 18 e 20 de Setembro decorrerá no  Palácio Nacional de Queluz o Colóquio Internacional "Religion and Magnificence – music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries", organizado pelo Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e do Centro de Estudos de Teatro. 

Inquérito a Fotógrafos em Artes Performativas

No âmbito do projecto de investigação PERPHOTO – cruzamentos entre fotografia e artes performativas no contexto português e internacional, encontra-se aberto o recenseamento para uma cartografia das diversas práticas de fotografia no campo do teatro (fotografia de cena, fotografias em cena, “performances for the camera”) em Portugal desde o pós-25 de abril (1974) até à actualidade. Nesta primeira fase estão a ser contactados os fotógrafos desde já identificados com esta actividade.

Para mais informação, consultar a página do projecto PERPHOTO em https://perphoto.ceteatro.pt/.

Seminário de Teatro do Oprimido em Casa (SETOCA)

O Seminário será realizado pelo Curso Superior de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF/RJ), em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA/CE), o PPGAC da Universidade Federal do Acre (UFAC/AC) e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ULisboa/Portugal).