O percurso teatral da Inquisição durante os Autos-da-Fé

Um passeio guiado durante o qual se irão descrevendo os pontos fortes do espetáculo maior da Inquisição na exibição pública dos penitentes e as respetivas penas. Serão ainda mencionadas algumas alterações toponímicas, contada a origem da expressão "muita merda" utilizada nos espetáculos e ainda haverá lugar para um fado "Fado da Travessa da Palha" (atual Rua dos Correeiros).

Local do evento: Lisboa, Baixa Pombalina
Datas: 11 de Setembro a 23 de Dezembro de 2023
Organizador: Bruno Schiappa

Podcast Tu cá tu lá com a história do teatro

Parque Mayer: a consolidação do teatro de revista em Portugal

Neste episódio do Tu cá tu lá com a história do teatro a investigadora do CET Paula Magalhães, à conversa com Andreia Brito Silva, fala-nos sobre os primórdios do Parque Mayer enquanto pólo cultural para a consolidação do teatro de revista em Portugal .

Formação em Desenvolvimento de Arquivo(s) nas Artes Performativas na Guiné-Bissau

Este workshop é promovido peça associação Ur-GENTE – Centro de Artes Cénicas transdisciplinar de Bissau em colaboração com o CET na execução das atividades formativas e de investigação relacionadas com o Arquivo e Tradição Oral na Guiné Bissau, que se refletem na formação presencial e à distância de um grupo de técnicos e de interessados no tema, e na recolha, sistematização e registo inicial por forma a apoiar a planificação dos trabalhos a desenvolver pelas associações culturais e instituições do Estado responsáveis pelo sector da cultura, no que respeita ao tema do Arquivo Cultural.

Criar e Produzir 2023

Começou num encontro, acabou numa publicação. O Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e a Companhia Mascarenhas-Martins juntaram-se pela primeira vez em 2017 para reflectir sobre a importância das condições de produção na sua relação com a criação artística e as suas necessidades. Foi esse o primeiro encontro Criar e Produzir, que gerou uma edição inaugural, a que se seguiram outras duas, sempre resultado de conversas e discussões com diversos artistas e produtores.

Performance migrante Pan-Europeia. Visões políticas para mudanças inclusivas

Este workshop de dois dias (19-20 de Setembro) visa juntar profissionais culturais e criativos, investigadores e activistas do património migrante e não-migrante envolvidos no teatro e na performance migrantes e de minorias com vista a discutir novos caminhos de cooperação, realização artística e representação. Uma parte central deste evento consiste em traçar o escopo de novas visões políticas sobre inclusividade e diversidade. Durante o workshop esperamos explorar as seguintes questões:

Ponto. História do Teatro em Portugal - Revista

Já está disponível o nº 1 do Ponto - Revista de Teatro em Portugal, a nova revista do Centro de Estudos de Teatro! Como o próprio nome indica, pretende, por um lado, avivar memórias, aumentando o conhecimento do fenómeno teatral português desde as origens, até 25 de Abril de 1974; por outro, zelar pelo rigor de um processo de re-visão da História do Teatro em Portugal, que abrange temas e assuntos diversos, como são os inerentes ao próprio espectáculo teatral (profissionais do teatro, repertório, espaços, cenários, figurinos, música, estética do teatro, poética teatral, etc) ou circunstanci

Poscast Estudos em Companhia

Os processos de criação teatral, com foco na criação do ator e da atriz, são debatidos por André Paes Leme, Helena Varvaki, Vítor Lemos e Zé Luiz Rinaldi. A cada programa, a conversa parte de um artigo ou capítulo de livro. Encontram-se disponíveis debates em a partir de textos dos seguintes autores: os encenadores Constantin Stanisláviski, Bertold Brecht, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Peter Brook, e os atores/atrizes Rubens Correa, Thomas Richards, Yoshi Oida, Roberta Carreri e Helena Varvaki.

Chamada para artigos MSTsite

Podem submeter artigos para o MSTsite (Manifestações das Sexualidades no Teatro), investigadores, Docentes, Criadores internacionais. Os artigos serão publicados em Português, Inglês e Francês. As propostas devem ser submetidas até 30 de julho, com resumo, título, nome do autor, endereço de email e no máximo 300 palavras. Devem incluir 5 palavras chave e abordar temas como homoerotismo, homossexualidade, heterossexualidade, cissexualidade, polisexualidade, bissexualidade, construção social da pessoa e sexualidades, máscaras da masculinidade.

NOVO PRAZO DE SUBMISSÃO: CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

Mulheres em palco: dos bastidores à ribalta. A mulher no teatro até ao século XIX

Desde a sua origem que a História do Teatro tem sido feita por nomes masculinos. No entanto, é impensável que as mulheres não tenham tido também um papel importante nesta construção. Além de existirem enquanto personagens, os seus contributos enquanto intérpretes, dramaturgas, compositoras, empresárias, mecenas, cenógrafas ou figurinistas, entre um vasto conjunto de outras funções, foram fundamentais para o desenvolvimento da prática teatral.